Recente

Efeitos do treinamento da capacidade aeróbica sobre a qualidade de vida e autonomia de idosos.

Resumo:

O presente estudo tem a finalidade de investigar o treinamento da capacidade aeróbica sobre a qualidade de vida e autonomia funcional em idosos. A pesquisa possui características de estudo descritivo correlacional. A amostra utilizada para análise foi composta por 26 gerontes sedentários, com idade variando entre 60 e 69 anos. Para mensuração da capacidade aeróbica, da autonomia funcional e da qualidade de vida, foram aplicados pré-testes, havendo a manipulação da amostra e fi nalmente aplicando-se o pós-teste. Na mensuração da variável independente utilizou-se o teste de campo, Canadian Aerobic Fitness Test (POLLOCK & WILMORE,1993). Para a avaliação do desempenho da autonomia funcional foram utilizados os seguintes testes: levantar-se da Posição Decúbito Ventral (ALEXANDER, ULBRICH, RAHEJA, & CHANNER, 1997); levantar-se da Posição Sentada (GURALNIK, FERRUCCI, SIMONSICK, SALIVE, & WALLACE, 1994); Timed “Up & Go” (OKUMIYA, MATSUBAYASHI, WADA, KIMURA, DOI, & OZAWA, 1996), e (PODSIADLO, & RICHARDSON, 1991.); caminhar 10 Metros, (SIPILÄ, MULTANEN, HALLINEN, ERA, & SUOMINEN, 1996). Foram ainda coletados os dados através de um questionário de avaliação da qualidade de vida, protocolo de WHOQOL BREF, 2000. Nos pós-testes, houve aumento na qualidade de vida dos gerontes, com exceção para o Domínio III (das relações sociais). De igual forma houve diminuição do tempo de percurso do teste de 1600m e aumento doVO2máx. Durante a execução dos pós-testes de autonomia funcional, estes tiveram seus tempos diminuídos, podendo-se afirmar que houve melhora na autonomia funcional.

Download


ATENÇÃO 
* Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.
* Não hospedamos nenhum CD ou programas que seja de distribuição ilegal.
* Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou compra-lo após 24 horas.
* A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.
* Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site, não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.
 

Nenhum comentário