Recente

Massagem Esportiva

Este tipo de massagem é destinada a preparar para atividade física intensa, evitar espasmos musculares ou outras lesões dos esportes, eliminar toxinas e relaxar depois da atividade desportiva.

CARACTERÍSTICAS: 
O efeito analgésico ajuda a prevenir lesões dos tecidos moles (músculos, tendões, fáscias e bursas) estimula a circulação sanguínea e linfática. Elimina toxinas e resíduos metabólicos, atrasa o início da fadiga muscular, impede a formação de aderências e retirado uma vez formado, ajuda o realinhamento das fibras musculares após a lesão.

MODALIDADES DE APLICAÇÃO;
MASSAGEM PRÉ-COMPETIÇÃO:
É a preparação para o esporte do atleta, deve ser curto e indolor. Agir para os seguintes fins: Estimular os músculos e o sistema nervoso associadas,
Aumento do tônus muscular,
Fornecer calor causando hiperemia (aumento do fluxo sanguíneo),
Atrasar o aparecimento da fadiga,
Prevenir lesões.

Manobras básicas:
A massagem pode ser feita através das seguintes práticas:
O deslizamento superficial e rápido,
Amassamento suave e superficial,
Percursão estimulante,
Sacudidas em todos os membro para terminar.

MASSAGEM PÓS-COMPETIÇÃO:
Nesta fase da competição a massagem será, lenta e profunda e um pouco mais curta . É muito importante tais técnicas de manipulação empregadas para evitar os problemas mais tarde para o atleta. Isto porque encontrasse em extrema fragilidade e sensibilidade as fibras musculares após uma sobre-carga tão grande como a meia maratona por exemplo.
Assim, a massagem deve ser realizada após a observação de uma taxa respiratória e cardíaca normais após a realização de exercícios de alongamento indicados.

Objetivos:
Remover qualquer espasmos musculares Eliminar os resíduos de metabólitos. Relaxar os músculos do atleta. Manobras básicas: Deslizamento de média intensidade Fricção média intensidade Amassamento moderado Percussões suaves

Fonte: Eduardo Marino

Nenhum comentário