Recente

Postura pode fazer pessoa se sentir poderosa, afirma estudo

Estudo de psicólogos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que a postura de uma pessoa pode fazê-la se sentir poderosa ou abaixar sua autoestima. As informações são do site LiveScience.

O estudo aponta que manter uma postura que passa a impressão de "arrogância" para quem a vê cria uma sensação de poder, altera os níveis hormonais e aumenta a coragem para correr riscos. Já posturas retraídas abaixam a autoestima e diminuem a capacidade de arriscar mais.

Participaram do estudo 42 voluntários, sendo 26 mulheres. O primeiro grupo sentou em cadeiras durante um minuto, com os pés acima de uma mesa e as mãos colocadas atrás da cabeça. Nesta pose, os participantes demonstraram expressões de poder claras.

O segundo grupo sentou por um minuto com as mãos presas entre as coxas, com as pernas juntas. As expressões passavam a impressão de baixa autoestima.

As pessoas do primeiro grupo viram seus níveis de testosterona aumentar, e seus níveis de estresse diminuir. Testosterona é associada à dominância e tende a crescer antes de uma competição e depois de uma vitória. Além disso, receberam U$ 2 e duas opções: apostar ou guardar o dinheiro. 86% do grupo preferiu apostar, indicando aumento de vontade de correr riscos. 

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário