Publicidade

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Varizes: sobrecarga física está entre as causas do aparecimento

Exercícios monitorados, evitar anticoncepcionais e tabagismo e manter o peso adequado são formas de prevenção e tratamento.

Obesidade, uso de anticoncepcionais orais, sobrecarga física e tabagismo. Esses são alguns dos fatores que motivam o aparecimento de varizes.

Com a chegada do verão a preocupação estética aumenta, já que a alta temperatura favorece a dilatação dos vasos. No entanto, existem algumas formas de prevenir ou aliviar os sintomas desse mal que atinge um terço da população no país.

Uma pesquisa feita recentemente pelo laboratório alemão Boehringer Ingelheim mostrou que os mais afetados são mulheres e profissionais que trabalham muito tempo em pé ou sentados.

Em entrevista, o médico cardiologista Heron Rached esclarece algumas dúvidas sobre o tratamento e ressalta que manter o peso ideal é uma das formas de evitar que as varizes apareçam.

Como surgem as varizes?

As varizes são dilatações ou tortuosidades anormais nas veias do corpo. Em geral surgem como resultado de uma sobrecarga no trabalho do vaso, podendo ser ocasionada pela obesidade, envelhecimento, uso de anticoncepcionais orais, tabagismo, sobrecarga física e outras causas de menores relevâncias que, quando somadas, revestem-se de importância. A hereditariedade está também relacionada com aparecimento das varizes.

Quais são os tipos de varizes?

Primárias - quando surgem como resultado de uma expressão genética (hereditariedade)
Secundárias - quando surgem como resultado de outras doenças, condições clínicas inadequadas ou ações de medicamentos.

Por que elas aparecem mais no verão?

A alta temperatura no verão favorece a dilatação dos vasos. O paciente apresenta uma condição clínica onde as válvulas, estruturas internas das veias, mostram-se incompetentes no seu papel de evitar o retorno de sangue para a periferia. Esse processo de vasodilatação, induzida pelo calor, promove o aparecimento de novas varizes, bem como o agravamento daquelas já existentes.

Existe alguma forma de prevení-las ou eliminá-las completamente?

Manter o peso adequado para sua estatura, evitar uso de anticoncepcionais orais, combate ao tabagismo e prática monitorada de atividades físicas formam um pacote de recomendações para a prevenção e tratamento. No entanto, em alguns casos, o tratamento cirúrgico poderá ser indicado.

Qual é a melhor maneira de amenizar os sintomas?

Sob o aspecto clínico, as medidas de prevenção acima citadas, uso de meias elásticas devidamente prescrita pelo seu médico e alguns medicamentos mostram-se como medidas eficazes no tratamento de varizes. Deixar as pernas em posição inclinada em 30º após um dia cansativo ou atividade física exacerbada também ajuda a saúde vascular.

Folhas de Vitis Vinifera [espécie de videira mais cultivada para a produção do vinho na Europa] ajudam mesmo a combatê-las?

Temos bons resultados em nossa prática clínica no alívio dos sintomas de dor, cansaço e inchaço nas pernas. Os melhores resultados são obtidos nas fases iniciais da doença.

Uso de roupas apertadas pode contribuir para o aparecimento ou piorar as varizes?

Sim. Por isso, durante o verão, recomendamos o uso de roupas frouxas e confortáveis.

Fonte: Band

|Postado por: Pedro Henrique|
Reações:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário