Recente

A importância da Escovação

A IMPORTÂNCIA DA ESCOVAÇÃO por TiagoAraújo , graduando do último ano de odontologia no CESMAC

Não tem como começarmos a falar de saúde bucal, sem falar da ação mais importante da odontologia preventiva, que é a escovação. Parece ser algo tão simples que aprendemos com nossos pais quando éramos crianças, mas que muita gente não sabe escovar ou não dar valor a esse ato.
Todos já ouvimos a famosa frase “melhor prevenir, do que remediar”, a escovação é a melhor prevenção contra doenças na boca,principalmente a doença cárie que é uma das principais doenças e que pode evoluir para complicações mais difíceis de resolver. Em nossas bocas existem microrganismos que fazem parte da normalidade da boca, um desses microrganismos se alimenta de açúcar. Então se não escovarmos os dentes depois das refeições, estamos deixando ‘’comida’’ paraesses microrganismos, como todos os seres vivos esses microrganismos se alimentam e excretam resíduos da alimentação, que no caso desse é um ácido. Esse ácido em contato com o dente provoca uma corrosão da estrutura dentária, surgindo assim o ‘’ dente furado ‘’ que é um sinal claro e clássico da doença cárie.
Escovar no mínimo 3 vezes ao dia , logo após as principais refeições e dando ênfase na escovação antes de dormir e ao acordar , vai fazer com que você se previna dessa doença. Lembrando que não adianta escovar de qualquer jeito, existe técnica para isso. Como por exemplo:
 

A alimentação é outro ponto muito importante, dietas ricas em açúcares são mais perigosas e predisponentes a doença cárie, você comer açúcar e não escovar os dentes... é como jogar gasolina no fogo. Muitas pessoas acham que escovar os dentes é apenas para pessoas que tem dentes “bons”, ”normais” ou permanentes.Ouço muitos pacientes que tem próteses dentárias, ou que seus filhos têm os dentes de leite, falando que não é preciso tanto cuidado assim, porque vai nascer outros dentes ou porque usa prótese e seus dentes são de porcelana. Aprendam que prótese junta sujeira e que essa sujeira é causadora de doenças,dentes de leite são dentes iguais os permanentes, só que são dentes de tamanhos e formas para uma boca de uma criança. Então a escovação é importante tanto para o bebêquanto para o vovó.
Em outras oportunidades vamos falar da prevenção bucal em cada fase de nossa vida, mas o que não podemos esquecer é que o sorriso é o nosso cartão de vistas e nunca entregamos um cartão sujo e rasgado para as pessoas. Grande abraço e vamos sorrir!!!

Nenhum comentário