Recente

Futebol para todos


Prática pedagógica
Atividade Permanente Ensino Fundamental 1

Bloco de Conteúdo
Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Conteúdo
Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Objetivos
  • Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais.
  • Vivenciar jogos com a bola no pé.
  • Conhecer e recriar as regras da modalidade.
Conteúdos
  • História do futebol no Brasil.
  • Preconceito de gênero, etnia e classe social.
  • Jogos com bola.
Anos
1º ao 5º.

Tempo Estimado

12 aulas.

Material necessário
Bolas.
Desenvolvimento
1ª ETAPA
  Pergunte quantas formas de futebol a meninada conhece. Proponha uma alternativa: o futebol de mãos dadas. Observe se houve exclusão e incentive modificações para que todos joguem.

2ª ETAPA  Recrie a história do futebol no Brasil, pontuando que, no passado, muitos não podiam praticá-lo: negros, mulheres, pessoas com deficiência. Peça uma pesquisa com entrevistas: mães ou avós jogavam? E funcionários mais idosos? Discuta os resultados.

3ª ETAPA  Apresente fotos com variações da modalidade (de salão, de praia etc.) e introduza o futebol em miniquadras. Coloque dois gols a cada meia quadra e estimule a garotada a criar regras.

Avaliação
Observe as contribuições nas reflexões em grupo e a participação nas aulas práticas. Atente para a evolução de cada um no jogo e verifique a atuação dos menos participativos: veja se tiveram o direito a voz para expor problemas.

Fonte: Revista Escola

Nenhum comentário