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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os benefícios da atividade física regular


  • O exercício físico é benéfico para todos, desde que seja regular e correto.

  • Para um bebê é a natação, para um adulto é a caminhada, a esteira, a bicicleta. Cada indíviduo tem o seu exercício correto e a sua intensidade ideal.

  • A disciplina e a regularidade nos exercícios garantirão o sucesso e os benefícios de uma vida fisicamente ativa.

Benefícios para o Coração


  • Melhora a força de contração do músculo cardíaco, deixando-o mais eficiente.

  • A atividade física regular leva a uma diminuição da Frequência cardíaca (FC) em repouso (bradicardia).

  • A cada batimento, o coração do indivíduo ativo impulsiona mais sangue com oxigênio e nutrição para as células do corpo.

  • Sempre ouvimos falar que os atletas têm um menor batimento cardíaco do que as pessoas sedentárias. Seu coração é mais eficiente, pode bater menos e executar o mesmo trabalho.

  • Após a atividade física, o indivíduo treinado retorna mais rapidamente à FC de repouso.

  • Seu metabolismo é mais sensível à ação das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) - hormônios secretados pela glândula supre-renal que elevam os batimentos cardíacos.

  • Com menos concentração destes hormônios, os indivíduos treinados atingem as FCs necessárias para o desenvolvimento de uma tarefa físicae, ao encerrar o exercício, voltam mais rapidamente à condição metabõlica de repouso.

Benefícios para as artérias


  • O exercício aeróbico regular melhora o comportamento da pressão arterial, tanto em atividade quanto em repouso.

  • Com isso as artérias passam a ser mais flexiveis, facilitando a circulação do sangue.

  • A atividade física utiliza gordura como fonte de energia é acumulada em nosso corpo.

  • O exercício resuz o colesterol total e aumenta o HDL, que é conhecido como o bom colesterol.

  • Menos gordura é depositada nas paredes das artérias, formando menos ateromas.

Ateromas - são placas de gordura que dificultam a passagem do sangue nas artérias e terminam por acluí-las.


  • Ateromas vão gerar o infarto, ao ocluírem as artérias coronárias, e os derrames cerebrais, ao obstruírem as artérias do cérebro.

  • O exercício, portanto, retarda a formação de placas de ateroma nas artérias, doença chamada de aterosclerose.

  • O exercício retarda os efeitos da aterosclerose.

Aterosclerose - é o processo degenerativo que ocorre na parede das artérias, quando se formam ateromas que provocam a perda de elasticidade e endurecimento delas e até ulcerações, verdadeiras feridas na luz interna do vaso.

Para os músculos e coluna


  • Os exercícios garantem a manutenção de uma boa postura.

  • Fortalecem os músculos e articulações.

  • Aumentam a força e a resistência muscular.

  • Este tônus muscular garantirá a sustentação das colunas cervical, torácica e lombar.

  • Os indivíduos com a musculatura tonificada têm menos chances de ter lesões no seu dia-a-dia e na prática de exercícios físicos.

  • Têm menos fraturas.

  • Têm menos flacidez no corpo.

  • Têm melhor definição muscular.

  • Têm menor incidência de osteoporose.

Na capacidade física ou funcional


  • Capacidade física é o mesmo que capacidade funcional, o mesmo que preparo físico ou condicionamento físico.

  • O exercício aumenta o fôlego. Isto quer dizer: aumenta a capacidade física melhorando o consumo de oxigênio (VO2 máx.) pelos tecidos de todo o corpo.

  • O exercício aumenta e torna mais eficiente o transporte de oxigênio e nutrientes aos músculos em atividade contrátil.

  • O exercício, portanto, faz com que o oxigênio seja mais bem aproveitado pelo organismo, aumentando nossa capacidade metabólica.

Efeitos psicológicos


  • Os maiores benefícios do exercício ocorrem surpreendentemente na área psicológica.

  • O exercício melhora a auto-estima.

  • A partir do momento emq ue uma pessoa se conscientiza da importância e dos benefícios dos exercícios, está visivelmente querendo investir em si, em sua imagem, em sua vida futura.

  • Quem está se exercitando regularmente não tem tempo para a depressão.

  • Quem se exercita regularmente não alimenta vícios.

  • Iniciar a exercitar-se é uma boa maneira de parar de fumar, de comer menos, de ter maior prazer na vida.

  • O exercício alivia as tensões da vida profissional.

  • O exercício melhora o desempenho sexual. Você não acredita? Pergunte aos atletas.

  • Utilizamos os exercícios como forma de "descarregar" as tensões do cotidiano.

  • Pela diminuição do stress e a prazerosa sensação causada pela liberação de endorfina durante o exercício, seguramente você terá uma melhor qualidade de sono.

  • Você, se exercitando, finalmente está dispondo de tempo para si. Além de estar buscando melhorar sua saúde física e mental, é mais dono do seu nariz. Parabéns!

Agora, já conscientizados, começamos a desembarcar mentalmente o sedentarismo.

Fonte : Coleção SESI - Desembarando o Sedentarismo.

|Postado por : Taynan Melo|
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