Recente

Os benefícios do Hidropilates

|Postado por: Pedro Henrique|

O Hidropilates é baseado no alongamento isométrico, acionando principalmente os músculos abdominais, o diferencial é a resistência da água
Com os mesmos princípios e benefícios do método tradicional, o water pilates ou hidropilates permite à pessoa flutuar e reduz a tensão nas articulações. Baseado no alongamento isométrico, acionando principalmente os músculos abdominais, o diferencial é a resistência da água.
Segundo a personal trainer Ana Claudia Alves, da Academia Celia Godoy, no pilates tradicional as molas exigem uma resistência maior do aluno. "Na água é usada apenas a força do próprio corpo, podendo ser praticado até por pessoas com dificuldade de equilíbrio."

Benefícios do hidropilates

 Cada aula queima cerca de 300 calorias, além de tonificar a musculatura, principalmente do abdome. Outro benefício é a redução de gordura localizada, já que o próprio movimento na água trabalha o sistema linfático e promove uma drenagem natural. "Melhora toda a circulação e o humor, muitas pessoas procuram para aliviar o estresse do dia a dia ou para melhoria do sono", afirma a personal trainer Celia Godoy.
Praticado em piscina aquecida, em torno de 27 graus, a temperatura da água é outro ponto positivo, já que promove o relaxamento da musculatura e melhora na flexibilidade, aumentando a amplitude dos movimentos. "A água permite fazer determinados movimentos com leveza e graciosidade, que nem sempre são conseguidos no solo", comenta Ana Claudia.
O ideal é praticar três vezes por semana em aulas de 45 minutos de duração e sempre com a água na altura do peito.

Hidropilates é indicado para pessoas com lesões

A prática é indicada para pessoas que sofrem de lesões ou problemas musculares. Na terceira idade a modalidade pode amenizar dores de algumas doenças  e melhorar os movimentos cotidianos. "O hidropilates é interessante porque possibilita que pessoas que têm dificuldade de movimentação em solo possam realizar os exercícios. Ele relaxa, aumenta a flexibilidade, o controle do corpo e trabalha a musculatura, sem provocar sobrecargas no organismo", comenta Cristiane Rossano, fisioterapeuta da Clínica Sânitas.

Para as pessoas com algum tipo de patologia são usados acessórios na aula, como coletes que dão sustentação à coluna durante a prática, por exemplo, no caso de hérnia de disco.
"Nós, seres humanos, nascemos dentro do líquido, então se mexer dentro da água traz a tranquilidade de se exercitar sem medo e a recomposição do organismo", diz Celia.
Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário