Recente

DESAFIO DA COORDENAÇÃO GEOMÉTRICA

 




Descrição da Atividade: Desafio da Coordenação Geométrica

Esta atividade está alinhada aos campos de experiência da Educação Infantil ("Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações") e aos componentes curriculares de Matemática e Educação Física do Ensino Fundamental I, especificamente no eixo de Geometria e no desenvolvimento de habilidades motoras e espaciais.

Objetivo Geral:

Promover o desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio lógico-matemático e da percepção espacial por meio da associação entre formas geométricas e movimentos corporais.

Descrição da Atividade:

No "Desafio da Coordenação Geométrica", os alunos serão desafiados a associar formas geométricas (como círculos, quadrados, triângulos e retângulos) a movimentos corporais. O professor distribuirá as formas geométricas para cada criança. Em seguida, no chão da sala ou em um espaço aberto, serão dispostas as mesmas formas geométricas em tamanho maior.

A dinâmica consiste em:

1. O aluno observa a forma geométrica que está em sua mão.

2. Ele deve pular ou se deslocar até a forma correspondente no chão.

3. Durante o percurso, o professor pode introduzir desafios adicionais, como pular com um pé só, girar ou seguir um caminho específico.

Habilidades Desenvolvidas:

-Matemática: Reconhecimento e identificação de formas geométricas, noção de espaço e lateralidade.

-Educação Física: Coordenação motora grossa, equilíbrio, agilidade e consciência corporal.

- Sócio-emocional: Trabalho em equipe, respeito ao tempo do colega e superação de desafios.

Aprendizagens Significativas:

A atividade integra o movimento corporal ao aprendizado matemático, tornando a abstração das formas geométricas algo concreto e lúdico. Além disso, estimula a criatividade, a atenção e a capacidade de resolver problemas, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

Adaptações:

Para turmas da Educação Infantil, o foco pode ser o reconhecimento básico das formas e a exploração dos movimentos. Já no Ensino Fundamental I, é possível ampliar o desafio ou incluir noções de simetria e direção (esquerda/direita, frente/trás).

Essa atividade é uma maneira divertida e interativa de unir movimento, aprendizado e diversão, garantindo que os alunos se desenvolvam de forma integral e significativa!


APENAS R$8,00





Nenhum comentário